O senhor diabo

Como está provado que sou redondamente inapto para escrever Revistas,
dizer finamente das Modas, e falar da literatura contemporânea herdeira
honesta do defunto Sr. Prudhomme, é justo, ao menos, que de vez em
quando conte uma história amorosa, uma daquelas histórias femininas e
macias, que nos serões de Trieste faziam adormecer nas suas cadeiras
douradas as senhoras arquiduquesas de Áustria. Conhecem o Diabo?

Não serei eu quem lhes conte a vida dele. E, todavia, sei de cor a sua legenda
trágica, luminosa, celeste, grotesca e suave!

O Diabo é a figura mais dramática da História da Alma. A sua vida é a grande
aventura do Mal. Foi ele que inventou os enfeites que enlanguescem a alma, e
as armas que ensanguentam o corpo. E todavia, em certos momentos da
história, o Diabo é o representante imenso do direito humano. Quer a
liberdade, a fecundidade, a força, a lei. É então uma espécie de Pã sinistro,
onde rugem as fundas rebeliões da Natureza. Combate o sacerdócio e a
virgindade; aconselha a Cristo que viva, e aos místicos que entrem na
humanidade.

É incompreensível: tortura os santos e defende a Igreja. No século 16 é o
maior zelador da colheita dos dízimos. É envenenador e estrangulador. É
impostor, tirano, vaidoso e traidor. Todavia, conspira contra os imperadores
da Alemanha; consulta Aristóteles e Santo Agostinho, e suplicia Judas que
vendeu Cristo e Bruto que apunhalou César. O Diabo ao mesmo tempo tem
uma tristeza imensa e doce. Tem talvez nostalgia do Céu!

Ainda novo, quando os astros lhe chamavam Lúcifer, o que leva a luz,
revoltase contra Jeová e comanda uma grande batalha entre as nuvens.

Depois tenta Eva, engana o profeta Daniel, apupa Jó, tortura Sara e em
Babilônia é jogador, palhaço, difamador, libertino e carrasco. Quando os
deuses foram exilados, ele acampa com eles nas florestas húmidas da Gália e
embarca expedições olímpicas nos navios do imperador Constâncio. Cheio de
medo diante dos olhos tristes de Jesus, vem torturar os monges do Ocidente.

Escarnecia S. Macário, cantava salmos na igreja de Alexandria, oferecia ramos
de cravos a Santa Pelágia, roubava as galinhas do abade de Cluny, espicaçava
os olhos de S. Sulpício e à noite vinha, cansado e empoeirado, bater à portaria
do convento dos dominicanos em Florença e ia dormir na cela de Savonarola.

Estudava o hebreu, discutia com Lutero, anotava glosas para Calvino, lia
atentamente a Bíblia e vinha ao anoitecer para as encruzilhadas da Alemanha
jogar, com os frades mendicantes, sentados na relva, sobre a sela do seu
cavalo. Intentava processos contra a Virgem; e era o pontífice da missa negra,
depois de ter inspirado os juízes de Sócrates. Nos seus velhos dias, ele que
tinha discutido com Átila planos de batalha, deu-se ao pecado da gula.
E Rabelais, quando o viu assim, fatigado, engelhado, calvo, gordo e sonolento,
apupou-o. Então o demonógrafo Wier escreve contra ele panfletos
sanguinolentos e Voltaire criva-o de epigramas.

O Diabo sorri, olha em roda de si para os calvários desertos, escreve suas
memórias e num dia enevoado, depois de ter dito adeus aos seus velhos
camaradas, os astros, morre enfastiado e silencioso. Então Ceranger escrevelhe o epitáfio.

O Diabo foi celebrado, na sua morte, pelos sábios e pelos poetas. Proclus
ensinou a sua substância, Presul as suas aventuras da noite, S. Tomás revelou
seu destino. Torquemada disse a sua maldade, e Pedro de Lancre a sua
inconstância jovial. João Dique escreveu sobre sua eloquência e Jacques I de
Inglaterra fez a corografia do seus estados. Milton disse a sua beleza e Dante a
sua tragédia. Os monges ergueram-lhe estátuas. O seu sepulcro é a Natureza.
O Diabo amou muito.

Foi namorado gentil, marido, pai de gerações sinistras. Foi querido, na
Antiguidade, da mãe de César e na Meia Idade foi amado da bela Olímpia.
Casou no Brabante com a filha de um mercador. Tinha entrevistas lânguidas
com Fredegonda, que assassinou duas gerações. Era o namorado das frescas
serenatas das mulheres dos mercadores de Veneza. Escrevia
melancolicamente às monjas dos conventos da Alemanha.

Feminae in illius amore delectantur, diz tragicamente o abade César de
Helenbach. No século 12, tentava com olhares cheios de sol as mães
melodramáticas dos Burgraves. Na Escócia havia grande miséria sobre os
montes: o Diabo comprava por 15 shillings o amor das mulheres dos
highlanders e pagava com o dinheiro falso que fabricava em companhia de
Filipe I, de Luís VI, de Luís VII, de Filipe, o Belo, do rei João, de Luís XI, de
Henrique II, com o mesmo cobre de que se faziam as caldeiras onde eram
cozidos vivos os moedeiros falsos.

Mas eu quero só contar a história de um amor infeliz do Diabo, nas terras do Norte.

Ó mulheres! Vós todas que tendes dentro do peito o mal que nada cura, nem
os simples, nem os bálsamos, nem os orvalhos, nem as rezas, nem o choro,
nem o sol, nem a morte, vinde ouvir essa história florida!

Era na Alemanha, onde nasce a flor do absinto. A casa era de pau, bordada,
rendilhada, cinzelada, como a sobrepeliz do senhor arcebispo de Ulm.

Maria, clara e loura, fiava na varanda, cheia de vasos, de trepadeiras, de
ramagens, de pombas e de sol. No fundo da varanda havia um Cristo de
marfim. As plantas limpavam piedosamente com as suas mãos de folhas, o
sangue das chagas, as pombas, com o calor do seu colo, aqueciam os pés
doloridos. No fundo da casa, o pai dela, o velho, bebia a cerveja de
Heidelberg, os vinhos da Itália, e as cidras da Dinamarca. Era vaidoso, gordo,
sonolento e mau.

E sempre a rapariga fiava. Preso à roca por um fio branco, sempre o fuso
saltava; preso ao seu coração por uma tristeza, sempre pulava um desejo. E
todo o dia fiava.

Ora debaixo da varanda passava um lindo moço, delicado, melodioso e
tímido. Vinha e encostava-se ao pilar vizinho. Ela, sentada junto ao crucifixo,
cobria os pés de Jesus com os seus grandes cabelos louros.

As plantas, as folhagens, em cima, cobriam de frescura e de sombra a cabeça
da imagem. Parecia que toda a alma de Cristo estava ali — consolando, em
cima, sob a forma de planta, amando, em baixo, sob a forma de mulher. Ele, o
branco moço, era o peregrino daquela santa. E o seu olhar procurava sempre
o coração da doce rapariga e o olhar dela, séria e branca, ia procurar a alma do
caro bem-amado. Os olhos investigavam as almas. E vinham radiosos, como
mensageiros de luz, contar o que tinham visto: era um encanto!

— Se tu soubesses! — dizia um olhar. — A alma dela é imaculada.

— Se tu visses! — dizia o outro. — O coração dele é sereno, forte e vermelho.

— É consolador, aquele peito onde há estrelas!

— É purificador, aquele seio onde há bênçãos!

E olhavam ambos, silenciosos, extáticos, perfeitos. E a cidade vivia, as árvores
rosnavam sob o balcão dos eleitores, a trompa de caça soava nas torres, os
cantos dos peregrinos nas estradas, os santos liam nos seus nichos, os diabos
escarneciam na grimpa das igrejas, as amendoeiras tinham flor e o Reno
cantigas de ceifeiras.

E eles olhavam-se, as folhagens aninhavam os sonhos, e Cristo aninhava as almas.

Ora, uma tarde, as ogivas estavam radiosas como mitras de arcebispos, o ar
estava meigo, o sol descido, os santos de pedra estavam corados, ou dos
reflexos da luz, ou dos desejos da vida. Maria na varanda fiava a sua estriga.
Jusel, encostado ao pilar, fiava os seus desejos. Então, no silêncio, ao longe,
ouviram gemer a guitarra de Inspruck que os pastores de Helyberg enroscam
de hera, e uma voz robusta cantar:

Os teus olhos, bem-amada, São duas noites cerradas. Mas os lábios são de luz
Lá se cantam alvoradas. Os teus seios, minha graça, São duas portas de cera,
Fora a minha boca um sol Como ele as derretera! Os teus lábios, flor de carne,
São portas do Paraíso: E o banquinho de S. Pedro É no teu dente do siso.
Queria ter uma camisa de um tecido bem fiado Feita de todos os ais Que o
teu peito já tem dado. Quando nos formos casar Canta missa o rouxinol E o
teu vestido de noiva Será tecido de sol! A bênção nos deitará Algum antigo
carvalho! E por enfeites de boda Teremos gotas de orvalhos!

E ao cimo da rua apareceu um homem forte, de uma bela palidez de
mármore. Tinha os olhos negros como dois sóis legendários do país do Mal.
Negros eram os cabelos, poderosos e resplandecentes. Tinha presa ao peito
do corpete uma flor vermelha de cacto.

Atrás vinha um pajem perfeito como uma das antigas estátuas que fizeram da
Grécia a lenda da beleza. Andava convulsivamente como se ferisse os pés no
lajedo. Tinha os olhos inertes e fixos dos Apolos de mármore. Dos seus
vestidos saía um cheiro de ambrósia. A testa era triste e serena como as dos
que têm a saudade imortal de uma pátria perdida. Trazia na mão uma ânfora
esculpida em Mileto, onde se sentia a suavidade dos néctares olímpicos. O
homem da palidez de mármore veio até junto a varanda e, entre as súplicas
gemidas da guitarra, disse sonoramente:

— A gentil moça, a linda Yseult da varanda, deixa que estes beiços de
homem vão, como dois peregrinos corados de sol, em doce romaria de amor,
das suas mãos ao seu colo?

E olhando para Jusel, que desfolhava uma margarida, cantou lentamente, com
grandes risadas frias e metálicas:

Quem depena um rouxinol E rasga uma triste flor, Mostra que dentro do
peito Só tem farrapos de amor.

E ergueu para a varanda os seus olhos terríveis e desoladores, como
blasfémias de luz. Maria tinha levantado a sua roca e só havia na varanda as
aves, as flores e Jesus.

— A toutinegra voou — disse jovialmente. E indo para Jusel:

— É que talvez sentisse a vizinhança do abutre. Que diz o Bacharel?

Jusel, com os olhos serenos, desfolhava a margarida.

— No meu tempo, senhor Suspiro — disse o homem dos olhos negros,
cruzando lentamente os braços — já havia aqui duas espadas, a fazer rebentar
na sombra flores de faíscas. Mas os heróis vão-se, e os homens nascem cada
vez mais da dor das mulheres. Vejam isso! É um coração com gibão e gorra.
Mas coração branco, pardo, alvacento, de todas as cores, menos vermelho e
sólido. Pois bem! Aquela rapariga tem uns cabelos louros que dizem bem com
os meus cabelos pretos. As cintas delgadas querem braços fortes. Os lábios
vermelhos de desejam gostam as armas vermelhas de sangue. É minha a dama,
senhor Bacharel!

Justel tinha descido as suas grandes pálpebras elegíacas e via as pétalas
arrancadas da margarida caírem como desejos assassinados, desprendidos do
seu peito. O homem dos olhos resplandecentes tomou-lhe rigidamente a mão.

— Bacharel Ternura — disse — há aqui perto um lugar onde os goivos
nascem expressamente para os inocentes que morrem. Se tens alguns bens a
deixar, recomendo-te este excelente Rabil. — Era o pajem. — É necessário
proteger as aves da noite. Os abutres bocejam desde que findou a guerra.
Vou-lhes dar ossos tenros. Se queres deixar o coração à bem-amada, à moda
dos trovadores, eu me encarrego de lho trazer, bem embalsamado, em lama,
na ponta da espada. Tu és formoso, amado, branco, delicado, perfeito. Vê-me
isto, Rabil. É uma farsa bem feita ao Compadre lá de cima dos sóis, dilacerarlhe
esta beleza! Se namoravas alguma estrela, eu lhe mandarei por bom
portador os teus últimos adeuses. Enquanto aos sacramentos, são inúteis; eu
me encarrego de te purificar pelo fogo. Rabil, toca na guitarra o rondoó de
defuntos: anuncia no Inferno, o Bacharel Suspiro! A caminho, meus filhos!
Ah! Mas em duelo secreto, armas honradas!

E batendo heroicamente nos copos da espada:

— Eu tenho aqui esta debilidade, onde está a tua força?

— Ali! — respondeu Jusel, mostrando Cristo na varanda, entre a
folhagem, agonizante entre as palpitações das asas.

— Ah! — disse cavamente o homem da flor de cacto. A^ mim, Rabil!
Lembras-te de Actéon, de Apolo, de Derceto, de Íaco e de Marte?

— Eram os meus irmãos — disse lentamente o pajem, hirto como uma
figura de pedra.

— Pois bem, Rabil, para a frente, através da noite. Cheira-me aqui às terras
de Jerusalém.

Na noite seguinte havia pela Alemanha um grande luar purificador. Maria
estava debruçada na varanda. Era a hora celeste em que os jasmins concebem.
Em baixo, o olhar de Jusel, que estava encostado ao pilar, suspirava para
aquele corpo feminino e branco, como nos jardins a água que sobe em repuxo
suspira para o azul. Maria disse suspiradamente:
— Vem.

Jusel subiu à varanda, radioso. Sentaram-se ao pé da imagem. O ar estava tão
sereno como na pátria das armas. Os dois corpos dobraram-se, um para o
outro, como se estivessem aproximando os braços de um Deus. As folhagens
escuras que envolviam Cristo estendiam-se sobre as duas cabeças louras com
gestos de bênção. Havia na moleza das sombras um mistério nupcial. Jusel
tinha as mãos dela presas como pássaros cativos e dizia:

— Queria bem ver-te, assim, ao pé de mim. Se soubesses! Tenho receios
infinitos. És tão loura, tão branca! Tive um sonho que me assustou. Era num
campo. Tu estavas de pé, imóvel. Ouviu-se um coro que cantava dentro do
teu coração! Em redor andava uma dança nebulosa de espíritos. E diziam uns:
"Aquele coro é dos mortos: são os amantes infelizes que choram no coração
daquela mulheres." Outros diziam: "Sim, aquele coro é de mortos: são os
nossos deuses queridos que choram ali no exílio." E então adiantei-me e disse:
"Sim, aquele coro é dos mortos, são os desejos que ela teve por mim, que se
lembram e que gemem." Que sonho tão mau, tão mau!
— Por que estás tu — dizia ela — todos os dias encostado ao pilar, com as
mãos quase postas?
— Estou a ler as cartas de luz que os teus olhos me escrevem. Calaram-se.
Eles eram naquele momento alma florida da noite.
— Quais são os meus olhos? Quais são os teus olhos? Dizia Jusel. — Nem eu sei!

E ficaram calados. Ela sentia os desejos que se desprendiam dos olhos dele,
virem, como pássaros feridos, que gemem, cair no fundo da sua alma,
sonoramente. E inclinando o corpo:

— Conheces meu pai? — disse ela.

— Não. Que importa?

— Ai, se tu soubesses!

— Que importa? Estou aqui. Se ele te quer bem, há de ^ gostar deste meu
amor, sempre aos teus pés, como um cão. És uma santa. Os cabelos de Jesus
nascem do teu coração. O que quero eu? Ter a tua alma presa, bem presa,
como um pássaro esquivo. Esta paixão toda, deixa-te tão imaculada, que se
morresses podias ser enterrada na transparência do azul. Os desejos são uma
hera: queres que os arranque? Tu és o pretexto da minha alma. Se me não
quisesses deixava-me andar esfarrapado. Tens lá a fé de Jesus e a saudade da
tua mãe: deixa estar: damo-nos todos bem, lá dentro, contemplando o interior
do teu olhar, como um céu estrelado. Que quero de ti? As tuas penas. Quando
chorares, vem a mim. Farei a alma em farrapos para tu limpares os olhos.
Queres tu? Casemo-nos no coração de Jesus. Dá-me essa agulheta, que tu
prende o cabelo. Será a nossa estola.

E com a ponta da agulheta, gravou sobre o peito de Cristo as letras dos dois
nomes enlaçadas — J. e M.

— É o nosso noivado — disse ele. O céu atira-nos os astros, confeitos de
luz. Cristo não se esquecerá deste amor que chora aos seus pés. As exalações
divinas que saírem do seu peito aparecerão, lá em cima, com a forma das
nossas letras. Deus saberá este segredo. Que importa? Eu já lho tinha dito, a
ele, às estrelas, às plantas, aos pássaros, porque, vês tu? As flores, as
constelações, a graça, as pombas, tudo isso, toda esta efusão de bondade, de
inocência, de graça, era simplesmente, ó adorada, um eterno bilhete de amor
que eu te escrevia.

E ajoelhados, extáticos, calados, sentiam misturar-se ao seu coração, às suas
confidências, aos seus desejos, toda a vaga e imensa bondade da religião da
graça. E as suas almas falavam cheias de mistério.

— Vês tu? — dizia a alma dela — Quando te vejo, parece que Deus
diminui, e se contrai, e se vem aninhar todo no teu coração; quando penso em
ti, parece-me que o teu coração se alarga, se estende, abrange o céu, e os
universos, e encerra por toda a parte Deus!

— O meu coração — suspirava a alma dele — é uma concha. O teu amor
é o mar. Muito tempo esta concha viverá afogada e perdida neste mar. Mas se
tu expulsares de ti, como numa concha abandonada se ouve ainda o rumor do
mar, no meu coração abandonado se escutará sempre o sussurro do meu
amor!

— Olha — dizia a alma dela — eu sou com um campo. Tenho árvores e
relvas. O que há em mim de maternidade é árvore para te cobrir, o que há em
mim de paixão é relva para tu pisares!

— Sabes tu? — dizia a alma dele — No céu há uma floresta invisível de
que apenas se veem as pontas das raízes que são as estrelas. Tu eras a
toutinegra daqueles arvoredos. Os meus desejos feriram-te. Eu, há muito que
te vejo vir caindo pelo ar, gemendo, resplandecente, se o sol te ilumina, triste,
se a chuva te molha. Há muito que te vejo descendo — quando cairás tu nos
meus braços?

E a alma dela dizia: "Cala-te". Não falavam. E as duas almas, desprendidas dos
corpos bem-amados, subiam, tinham o céu por elemento, os seus risos eram
os astros, a sua tristeza a noite, a sua esperança a madrugada, o seu amor a
vida, e sempre mais ternas e mais vastas envolviam tudo o que do mundo
sobre de justo, perfeito, casto, as orações, os choros, os ideais, e estendiam-se
por todo o céu, unidas e imensas — para Deus passar por cima! E então à
porta da varanda houve uma risada metálica, imensa e sonora. Eles ergueramse
resplandecentes, puros, vestidos de graça. À porta estava o pai de Maria,
hirto, gordo, sinistro. Atrás, o homem de palidez de mármore balançava
vaidosamente a pluma escarlate da gorra. O pajem ria, fazendo uma claridade
na sombra. O pai lentamente foi para Jusel e disse, com escárnio:

— Onde queres ser enforcado, vilão?

— Pai, pai! — E Maria, aflita, com uma convulsão de lágrimas, enlaçava o
corpo do velho. — Não. É meu marido, casamos as almas. Olhe, ali está.
Veja! Ali, na imagem!
— O quê?

— Ali, no peito, veja. Os nossos nomes enlaçados. É meu marido. Só me
quer bem. Mas seja, sobre o peito de Jesus, no lugar do coração. Mesmo sobre
o coração. E ele, o doce Jesus, deixou que lhe fizessem mais esta ferida!

O velho olhava as letras como uns esponsais divinos que se tinham refugiado
no seio de Cristo.

— Raspa, meu velho, que isso é marfim! — gritou o homem dos olhos
negros.

O velho foi para a imagem com a faca no cinturão. Tremia. Ia arrancar as
raízes daquele amor, até ao peito imaculado de Jesus!

E então a imagem, sob o justo e incorruptível olhar da luz, despregou uma das
suas mãos feridas, e cobriu sobre o peito as letras desposadas.

— É ele, Rabil! — gritou o homem da flor de cacto. O velho soluçava.

E entoa o homem pálido, que tocava guitarra, veio tristemente junto da
imagem, enlaçou os braços dos namorados, como se vê nas velhas estampas
alemãs, e disse ao pai:

— Abençoa-os, velho!

E saiu batendo rijamente nos copos da espada.

— Mas quem é? — disse o velho apavorado.

— Mais baixo! — disse o pajem da ânfora de Mileto — É o senhor
Diabo... Mil desejos, meus noivos.

Pelas horas da madrugada, na estrada, o homem dos cabelos negros dizia ao
pajem:

— Estou velho. Vai-se-me a vida. Sou o último dos que combateram nas
estrelas. Os abutres já me apupam. É estranho: sinto nascer cá dentro, no
peito, um rumor de perdão. Gostava daquela rapariga. Lindos cabelos louros,
quem vos dera no tempo do céu. Já não estou para aventuras de amor. A bela
Impéria diz que me vendi a Deus.

— A bela Impéria! — disse o pajem. — As mulheres! Vaidades, vaidades.!
As mulheres belas foram-se com os deuses belos. Hoje os homens são
místicos, frades, santos, namorados, trovadores. As mulheres são feias, avaras,
magras, burguesas, finadas de cilícios, com uma pouca de alma incómoda, e
uma carne tão diáfana que se vê através do lodo primitivo.

— Vou achando risível a obra dos Seis Dias. As estrelas tremem de medo
e de dor. A Lua é um sol fulminado. Começa a escassear o sangue pelo
mundo. Eu tenho gasto o mal. Fui pródigo. Se eu no fim da vinha tinha de me
entreter perdoando e consolando — para noa morrer de tédio. Fica-te em paz,
mundo! Sê infame, lamacento, podre, vil e imundo, e sê, todavia, um astro no
céu, impostor! E todavia o homem não mudou. É o mesmo. Não viste?
Aquele, para amar, feriu com uma agulheta o peito da imagem. Como nos
tempos antigos, o homem não começa a gozar um bem, sem primeiro rasgar a
carne a um Deus! É esta minha última aventura. Vou para o meio da
Natureza, para junto do livre mar, pôr-me sossegadamente a morrer.

— Também os diabos se vão. Adeus, Satã!

— Adeus, Ganimedes!

E o homem e o pajem separaram-se na noite. A poucos passos, o homem
encontrou um cruzeiro de pedra. — Estás também deserto — disse, olhando
para a cruz. Os infames pregaram-te e voltaram-te as costas! Foste maior que
eu. Sofreste calado.
E sentando-se nos degraus do cruzeiro, enquanto vinha a madrugada, afinou a
guitarra e cantou no silêncio:

Quem vos desfolhou estrelas,

Dos arvoredos da luz?

E com uma risada melancólica:

Chegará o Outono ao Diabo?

Virá o Inverno a Jesus?