Alexandre Herculano
Alexandre Herculano (1810-1877) foi um escritor, historiador e jornalista português, um dos principais autores do Romantismo em Portugal, ao lado de Almeida Garrett e Antônio Feliciano de Castilho.
Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 28 de março de 1810. Estudou no Colégio da Congregação do Oratório entre os anos de 1820 e 1825. Não frequentou a universidade. Em 1830 fez um curso de Comércio e em seguida fez o curso de diplomacia na Torre do Tombo. Estudou francês, inglês e alemão. Envolvendo-se com as lutas liberais que se espalhavam pelo país, Alexandre Herculano tomou parte em diversas atividades político-revolucionárias, foi perseguido e obrigado a emigrar em 1831, para a França. Nessa época, por meio de muitas leituras conheceu o romantismo dos escritores franceses.
Quando regressou a Portugal alistou-se no exército de D. Pedro IV, participando de várias lutas. Em 1833, foi nomeado para assessorar o diretor da Biblioteca Pública do Porto, onde ficou até 1836.
Alexandre Herculano escreveu poesias, mas foi com os contos e com o romance histórico (gênero por ele criado em Portugal) que se consagrou. Sua obra, com características neoclássicas, foi uma das mais importantes representações do Romantismo em Portugal.
Alexandre Herculano faleceu em Val-de-Lobos, Santarém, no dia 13 de setembro de 1877. Seus restos mortais encontram-se sepultados no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa.
Lendas e Narrativas
A Harpa do Crente 1837
O Parocho da Aldeia
A DAMA DO PÉ-DE-CABRA
A ABÓBODA
Segundo normas e recomendações internacionais estabelecidas pela maioria dos países, incluindo Portugal, uma obra literária entra em Domínio Público 70 anos após a morte do seu criador intelectual. As presentes obras encontram-se sob domínio público ao abrigo do art.º 31 do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (70 anos após a morte do autor) e é distribuída de modo a proporcionar, de maneira totalmente gratuita, o benefício da sua leitura.
O nosso Projeto, que tem por objetivo colaborar na divulgação da Literatura em Língua Portuguesa, em suas variadas modalidades, busca assim não violar nenhum direito autoral. Todavia, caso seja encontrado algum livro que, por imprecisa razão, esteja ferindo os direitos do autor, pedimos a gentileza de nos informar em https://portaldigital.pt/contact, a fim de que seja imediatamente suprimido de nosso site.