Teófilo Braga
Joaquim Teófilo Fernandes Braga, mais conhecido como Teófilo Braga, nasceu em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, em 24 de Fevereiro de 1843. Foi um poeta, filólogo, sociólogo, político, filósofo e ensaísta português.

Estreou-se na literatura em 1859 com Folhas Verdes. Bacharel, Licenciado e Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, fixou-se em Lisboa em 1872, onde lecionou literatura no Curso Superior de Letras (atual Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

Na sua carreira literária contam-se obras de história literária, etnografia (com especial destaque para as suas recolhas de contos e canções tradicionais), poesia, ficção e filosofia, tendo sido o introdutor do Positivismo em Portugal.

Depois de ter presidido ao Governo Provisório da República Portuguesa, a sua carreira política terminou após exercer fugazmente o cargo de Presidente da República, em substituição de Manuel de Arriaga, entre 29 de Maio e 5 de Outubro de 1915.

Teófilo Braga faleceu em Santa Isabel, Lisboa, em 28 de Janeiro de 1924.
Fábulas de La Fontaine
Segundo normas e recomendações internacionais estabelecidas pela maioria dos países, incluindo Portugal, uma obra literária entra em Domínio Público 70 anos após a morte do seu criador intelectual. As presentes obras encontram-se sob domínio público ao abrigo do art.º 31 do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (70 anos após a morte do autor) e é distribuída de modo a proporcionar, de maneira totalmente gratuita, o benefício da sua leitura.
O nosso Projeto, que tem por objetivo colaborar na divulgação da Literatura em Língua Portuguesa, em suas variadas modalidades, busca assim não violar nenhum direito autoral. Todavia, caso seja encontrado algum livro que, por imprecisa razão, esteja ferindo os direitos do autor, pedimos a gentileza de nos informar em https://portaldigital.pt/contact, a fim de que seja imediatamente suprimido de nosso site.