Almeida Garrett
João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário português. Almeida Garrett é considerado o introdutor do movimento romântico em Portugal e é considerado um dos maiores românticos da história e um verdadeiro revolucionário e humanista.
Garrett nasceu no Porto, filho de António Bernardo da Silva Garrett e Ana Augusta de Almeida Leitão. Passou sua infância na Quinta do Sardão, em Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia), pertencente ao seu avô materno José Bento Leitão. Durante sua adolescência, mudou-se para os Açores, na ilha Terceira, quando as tropas francesas de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal e foi instruído pelo tio paterno, D. Frei Alexandre da Sagrada Família da Silva Garrett.
Em 1816, foi para Coimbra, onde se matriculou no curso de Direito. Em 1818, publicou O Retrato de Vénus, uma obra pela qual foi processado por ser considerada "materialista, ateísta e imoral".
Garrett foi um grande impulsionador do teatro em Portugal e propôs a construção do Teatro Nacional D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática. Foi conhecido pelas suas obras literárias como Viagens na Minha Terra, Camões e Frei Luís de Sousa.
Garrett faleceu em Lisboa em 9 de dezembro de 1854 aos 55 anos. Sua contribuição para a literatura portuguesa é imensa e continua sendo uma figura importante na história literária portuguesa.
Fábulas e Contos. Sonetos
Folhas Caídas
Flores sem Frutos
viagens na minha terra
Segundo normas e recomendações internacionais estabelecidas pela maioria dos países, incluindo Portugal, uma obra literária entra em Domínio Público 70 anos após a morte do seu criador intelectual. As presentes obras encontram-se sob domínio público ao abrigo do art.º 31 do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (70 anos após a morte do autor) e é distribuída de modo a proporcionar, de maneira totalmente gratuita, o benefício da sua leitura.
O nosso Projeto, que tem por objetivo colaborar na divulgação da Literatura em Língua Portuguesa, em suas variadas modalidades, busca assim não violar nenhum direito autoral. Todavia, caso seja encontrado algum livro que, por imprecisa razão, esteja ferindo os direitos do autor, pedimos a gentileza de nos informar em https://portaldigital.pt/contact, a fim de que seja imediatamente suprimido de nosso site.