Fernando Pessoa
Fernando Antônio Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, nasceu no dia 13 de junho de 1888, em Lisboa, Portugal. Filho de Joaquim de Seabra Pessoa e Maria Magdalena Pinheiro Nogueira Pessoa, ficou órfão de pai aos 5 anos de idade. Seu padrasto, o comandante militar João Miguel Rosa, foi nomeado cônsul de Portugal em Durban, na África do Sul, e a família se mudou para lá. Fernando Pessoa recebeu educação inglesa no colégio de freiras e na Durban High School, na África do Sul.

Em 1901, Fernando Pessoa escreveu os seus primeiros poemas em inglês. Com 16 anos, já havia lido os grandes autores da língua inglesa, como William Shakespeare, John Milton e Allan Poe. Em 1902, a família voltou para Lisboa, mas Fernando Pessoa retornou sozinho para a África do Sul em 1903 e frequentou a Universidade de Capetown. Regressou a Lisboa em 1905 e matriculou-se na Faculdade de Letras, porém deixou o curso no ano seguinte.

Em 1908 passou a trabalhar como tradutor autônomo em escritórios comerciais. Em 1912, estreou como crítico literário na revista “Águia” e como poeta em “A Renascença” (1914). A partir de 1915 liderou o grupo mentor da revista “Orpheu”, entre eles, Mário de Sá-Carneiro, Raul Leal, Luís de Montalvor, Almada-Negreiros e o brasileiro Ronald de Carvalho.

Fernando Pessoa é conhecido por ter criado vários heterônimos, que são autores fictícios com características pessoais e literárias próprias. Os principais heterônimos de Fernando Pessoa são:
- Alberto Caeiro: Nasceu em Lisboa e passou a maior parte de sua vida no campo. Sua poesia tem um cunho bucólico, com linguagem simples e versos livres.
- Álvaro de Campos: Um dos heterônimos mais conhecidos de Pessoa.
- Ricardo Reis: Nasceu no Porto e é um dos heterônimos mais conhecidos de Pessoa.
- Bernardo Soares: Considerado um semi-heterônimo de Pessoa, pois essa personalidade apresenta características muito semelhantes às de Fernando Pessoa.
- Além desses, Fernando Pessoa também criou os seguintes heterônimos: Alexander Search, António Mora, António Seabra, Barão de Teive, Carlos Otto, Charles James Search, entre outros.

Fernando Pessoa, um dos mais importantes escritores e poetas da literatura universal, produziu uma vasta e respeitável obra, em prosa e poesia. Aqui estão algumas de suas principais obras:
- Livro do Desassossego (Bernardo Soares): Esta obra traz fragmentos que alternam entre vários tópicos, seguindo as mudanças que acompanham a esfera emocional do poeta, seus amores, saberes e valores morais.
- Mensagem (Fernando Pessoa): Composto por 44 poemas e publicado em 1934, “Mensagem”, também conhecido como “livro pequeno de poemas”, é o único livro do poeta publicado em vida. Esta obra apresenta “Mar Português” como a mais célebre das poesias ali presentes.
- Poemas Completos de Alberto Caeiro: Trata-se de uma coletânea de obras de Alberto Caeiro, heterônimo que nasceu em Lisboa, mas viveu quase toda a sua vida no campo, com instrução primária e sem exercer nenhuma profissão. Esta obra compõe-se de:“O Guardador de Rebanhos”, “O Pastor Amoroso” e “Poemas Inconjuntos”.
- Ficções do interlúdio: para além do outro oceano.
- O banqueiro anarquista.
- O marinheiro.
- Por ele mesmo.
Além dessas, Pessoa escreveu muitos outros poemas célebres, como “Tabacaria”, “Poema em linha reta”, “Ode marítima”, “Autopsicografia”, “Aniversário”, “Todas as cartas de amor…” e "Não sei quantas almas tenho".

Pessoa faleceu em 30 de novembro de 1935, em Lisboa, Portugal.
Livro do Desassossego
Segundo normas e recomendações internacionais estabelecidas pela maioria dos países, incluindo Portugal, uma obra literária entra em Domínio Público 70 anos após a morte do seu criador intelectual. As presentes obras encontram-se sob domínio público ao abrigo do art.º 31 do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (70 anos após a morte do autor) e é distribuída de modo a proporcionar, de maneira totalmente gratuita, o benefício da sua leitura.
O nosso Projeto, que tem por objetivo colaborar na divulgação da Literatura em Língua Portuguesa, em suas variadas modalidades, busca assim não violar nenhum direito autoral. Todavia, caso seja encontrado algum livro que, por imprecisa razão, esteja ferindo os direitos do autor, pedimos a gentileza de nos informar em https://portaldigital.pt/contact, a fim de que seja imediatamente suprimido de nosso site.